quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Aula de hoje

Ai, ai, hoje minha aula foi ótima!

Eu e a Rhazi estamos trabalhando bastante o improviso, e como ele é o meu grande desafio, é o que eu tenho mais dificuldades, saia sempre meio frustrada das outras aulas porque as coisas simplesmente não aconteciam como eu queria. Mas hoje foi diferente. Fiz umas besteiras, continuo com alguns vícios chatos, mas algo estava diferente; eu estava mais disposta, mais inspirada, sei lá, foi uma sensação boa. Sai da aula suaaaaaada pra caramba, tentei colocar movimentos mais difíceis tecnicamente (afinal eu treino tanto pra que, pô?), usei mais cabelo, mais braços, mais giros, e tentei me entregar mais. Foi bom, foi dançar de verdade.

O que eu percebi por hoje é que TUDO que eu fizer em relação à dança, além do treino técnico, vai me ajudar no improviso, mesmo que seja indiretamente. Esta semana foi um pouco corrida, então eu acabei treinando menos a dança, mas fiz outras coisas: ouvi muitas músicas árabes, assisti vídeos e li bastante. Além disso fiz alongamento e yoga, que eu adoro e estou cada vez mais viciada. E parece que tudo isso tem me ajudado. O engraçado é que ontem à noite estava com uma preguiça horrível, e pensei "putz, minha aula de amanhã vai ser péssima, vou estar com essa moleza, não vai sair nada...", mas hoje acordei mais animada e a preguiça não estava mais por aqui.

Enfim, estou dolorida, mas contente. Ainda prefiro mil vezes uma coreografia, marcadinha, bonitinha, com aquela música que eu já ouvi milhões de vezes, mas estou odiando menos o improviso (haha, que palavra pesada, "odiando")...

7 comentários:

Natasha disse...

Também falei de improviso no meu post.
É realmente um desafio, né? Também tenho essa sensação, às vezes parece que estou mais disposta, aí sai tudo como o planejado (mais ou menos né, uahahuauh)

Beijinhoos!

Anônimo disse...

hihi,Naznin a todo vapor ne? É isso ai mesmo, a gente se cansa mas se diverte. Mas me diz uma coisa, por que foi bizarra sua primeira aula de Dança Cigana? Mil beijocas.

Anônimo disse...

Aii improvisos me matam!
Eu fico traquinando as sequencias enquanto deveria estar tentando dançar sem elas! haha
Bjoos!

Anônimo disse...

ah esqueci, sabe que eu sou meio pancada em relação a isso tbm? Qnd é pra coreografar, improviso. E quando vou improvisar, coreografo oO

Janahina Borges disse...

Oiii kerida!
puxa oadorei este post...
mas constatei que temos o problema de maneira inversa amiga...
eu danço improviso diretoooo....rsrsrsr... e tento muito coreografar sabe... mas na hora quando a musica começa...me possuo amiga!!! hahahah... e as vezes eu falo uns troço que na hora me parece péssimoooo e muiito esquisito...rsrsrr... aí não me aguento de curiosidade para ver o video... e qndo olho o vídeo e vejo que não foi tão horrível qnto me pareceu executando o movimento é um alívio enormeee....mas isso e muito engraçado mesmo... uma vez conversando com uma amiga que é bailarina e professora ela me disse uma frase mais ou menos assim: EU ME CONCENTRO NA COREOGRAFIA! SE EU OUVIR A MÚSICA AÍ JÁ ERA...ERRO TUDO...ME PERCO E NÃO DANÇO NEM A COREOGRAFIA NEM NADA...aquilo me deixou encafifada sabe...rsrsrsr...pois ela é uma bailarina com "curso de formação profissionalisante" algo que esta na moda hje em dia neh, mas eu pensei: uma pessoa com tanta experiencia em apresentações, concursos e tal me dizer algo assim... e eu tinha acabado de dançar um zambra totalmenteee improvisado... e ela adorou! e me elogiou dizendo que eu tinha evoluido muito na minha dança desde que ela me viu pela ultima vez dançando, que por sinal foi um concurso onde ela foi titulada em 2° lugar e eu em terceiro, detalhe , ela com escola própria com 5 anos, cursos e mais cursos, EU: 9 meses depois de voltar a dançar 5 anos sem dançar nada e começando na dança do ventre, me autoinstruindo, dancei toda a minha musica improvisando, pois tudo o que eu tinha planejado não saiu nada na hora...rsrsrsr... fiz ateh uns giros que na hora nem sei de onde vieram...de certo alguma bailarina clássica desencarnada de bobeira ali por perto se compadeceu de mim..hahahah... mas no final eu fui classificada!!! e isso foi o maximo pra mim... eu ja tava muito feliz em apenas participar de um evento de alto nivel como foi, minha primeira participação em concurso com a dança do ventre, minha 2° apresentação de dança do ventre da vida!!!
Qndo eu vi pela primeira vez uma apresentação da Randa Kamel eu pensei: meu DEUS!!!! é isso que eu quero pra mim!!! dançar assim, com esta liberdade, com esta expressão, esta emoção... e cada dia mais eu percebo que isto só pode acontecer qndo a gente dança livre de COREOGRAFIA , falo coreografia dizendo "movimento tal em tal so" em toda a musica, LULU SABONGI chama isso de improvisação dirigida, vc marca certas partes da música com algo muito legal que vc faz muito bem ou gosta muito, mas de resto deixa a emoção fluir... eu amooo issooo!!! e te digo que dá certo... qndo eu ví que isso que faço tem fundamento me senti a pessoa mais feliz do mundo.

Janahina Borges disse...

CONTINUAÇÃO...

A dificuldade maior em dançar improvisado é se mostrar,metaforicamente falando é como nos despir para todos que estão nos assistindo, vc mostra seu interior, sua emoção, e esta é a maior dificuldade, a gente pensa que vai pagar mico e coisas deste tipo...
Então para resolver de vez esta minha questão interior eu resolvi atacar a ferida, fiz algo que eu tentava a hs e nunca tinha conseguido: ASSISTI UM VIDEO INTEIRO DA DINA!!! rsrsrsr...
pois é, eu ODIAVA A DINA, palavra forte como vc disse...rsrsrsrs... mas eu me enchi de coragem, praticamente me amarrei na cadeira, escolhi o mais curto que eu achei na lista do youtube play... GENTE!!! qndo o video terminou eu fiquei uns segundos assim com cara de boba, meu pensamento se dividia em: QUE HORROR ESTA MULHER DE MINI SAIA... e O TENHO QUE DAR O BRAÇO A TORCER O SHIMIES DELA SÃO MARAAAA... imagina a situação...rsrsrs...mas o que eu quero te dizer com tudo isso é que A DINA NÃO É A BAILARINA MAIS ADMIRADA E "COPIADA" À TOA... e com certeza tudo o que ela faz em cena é quase que 100% IMPROVISO! assim como a grande maioria das egipcias que dançam sua alma, leem a musica com seu corpo e sua emoção... nós aqui no Brasil ainda estamos sobre a forte influência das americanas que são muito adeptas as coreografias pelo modelo de show apresentado, que alias elas fazem muito bem...
Mas meu conselho pra ti amiga é:
IMPROVISE!!!
solte a franga geral!!!
rsrsrsrsrs...
vc não vai se arrepender...
principalmente qndo estiver dançando com véu...
Meu conselho a vc é: estudar, estude muitos movimentos diferentes, a técnica das grandes estrelas nacionais e internacionais, na hora de uma apresentação vai sair coisas que vc nem sabia que ja sabia fazer...rsrsrsr

PS: desculpe ter me alongado tanto, o comentario quase virou post..rsrsrsrs..

BJsss

Anônimo disse...

ahh eu sumi, mas pelo visto vc tbm haha
vidas corridas!!!
vim dar uma olhadinha, ver o que vc andava aprontando! xD
beijooos, espero que estejas bem!!