segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Coreografar

Oi gente, um feliz ano novo para todo mundo, com muita alegria, saúde e dança, óbvio!

Bom, hoje gostaria de falar um pouco sobre coreografia, coreografar na verdade.
No sábado eu comecei minha "lição de férias", que consiste em preparar uma coreografia simples que poderia ser apresentada para um público leigo em dança do ventre.
Escolhi uma música pop árabe de 4 minutos. Planejei entrar com o véu, incluir movimentos simples e algo diferente, com a minha marca na coreografia. Estou simplificando bem, claro que tudo foi sendo pensado aos poucos, mas não vou me estender aqui.
Eu já montei algumas coreografias antes, mas dessa vez, fiquei 3 horas ensaiando, fazendo mil anotações, ouvindo a música uma vez atrás da outra, e depois dessas horas, sai praticamente sem nada pronto! E isso me levou a pensar...por que o processo está ficando tão complexo? Não deveria ser o contrário? Quanto mais experiência e maior o repertório de passos, coreografar não deveria ser mais rápido?
Depois do ensaio, fui para a internet e fiz algumas pesquisas sobre coreografias. Nem preciso dizer que sobre o assunto ligado à dança do ventre achei pouquíssimas coisas. Acabei encontrando mais em dança de salão, especialmente. Encontrei alguns roteiros, dicas para montar uma coreografia, etc.
No domingo, sentei a bunda na cadeira e continuei um trabalho mais teórico. Comecei a ouvir a música e pensar nos passos dentro do tempo dela, não em contagem de 4, ou de 8, mas marcando o que eu poderia fazer quando a música está em 30 segundos, por exemplo, depois quando ela muda nos 40, e assim em diante.
Claro que mesmo a música sendo simples (tem um ritmo constante, sem ser nenhum dos ritmos árabes, só com um said em 2 ou 3 momentos) e tendo muitas partes que se repetem, pensei em contar uma historinha, e assim fui montando minha coreografia. Consegui coreografar 3 minutos dos 4.
Hoje vou colocar na prática tudo que eu escrevi ontem. Vou ver se o corpo aceita bem a historinha que eu criei para essa música, senão, sentar novamente e escrever outra história.
Não sei se existe um roteiro para coreografia na dança do ventre. Acho que é muito pessoal, algumas bailarinas devem ir mais pela música, outras mais pelos tempos, e por aí vai. Claro que também conta muito a experiência de cada uma. Mas eu tive a impressão com essa coreografia de que quanto mais se sabe, mais difícil fica, mesmo com uma música aparentemente simples. Mas, pelo menos pra mim, o desafio maior é cada vez mais prazeroso. Coreografar, por mais trabalhoso que seja, é maravilhoso!

6 comentários:

Aline disse...

bom, eu sinceramente tenho sérios problemas em motar coreografias...parece que elas ficam sem vida...=( Mas gostei desse seu jeito teórico de montar...vou tentar!

beijokas

Aline disse...

Na verdade não tem muito segredo pro selinho não...tb sou novata nesse história de blog. Mas é só copiar a imagem e publicar no seu blog...como post ou então como figura do ladinho como fiz no meu (ai é só acrescentar um gadget no personalizar). Mas tb só se vc quiser colocar neh? =)

beijinhos

Simone disse...

Olá
cada bailarina acha seu jeitinho de coreografar, mas o seu é parecido com o meu e da grande maioria.
É isso ai, pesquisa, trabalho e ensaio!!
rsrsrs igual a mim!
bjinhus

Luana Mello disse...

Xuxu,

Aumenta nosso conhecimento mas ao mesmo tempo aumentam nossos desafios e nossa consciência de que nada sabemos. Por isso que a ignorância é mesmo uma benção, a gente faz tudo errado e nem sabe que tá errado!

Rsrsrs, vc cresceu! Coreografar demora um bocado e dependendo da música, demora semanas. Eu sempre demoro no mínimo uns três dias pra montar alguma coisa, isso sem contar os dias de ensaio que se seguem.

Lá no meu blog tem uns textos sobre coreografias, mas olha vc está no caminho certo, pois já descobriu que não é tão fácil quanto pensava e isso era o que faltava!

Beijos!

LucianaArruda disse...

oi flor! parabéns por buscar conhecimento! pesquisa é tudo! eu tenho algumasdicas no site, lá vocÊ encontra o resultado das pesquisas que fiz...assim a gente aprende juntas! beijão!
http://www.abailarina.com/artigolu.html

Naznin disse...

Meninas, um muuuuuito obrigada pelos conselhos.
Luana e Luciana, já visitei e já copiei as dicas!!! Agora é só aplicar!
bjinho lindinhas