terça-feira, 3 de março de 2009

Said

Neste mês vou fazer um solo de said com bengala. Na verdade eu deveria ter apresentado este solo no final do ano passado, mas tive uma prova bem no dia e o solo foi transferido para este mês.

Este solo está sendo mais do que especial pra mim. Eu estudei bastante para prepará-lo e deixá-lo bem alegre e espontâneo, como eu imagino que um said deva ser. Mas, além da minha opinião, tem a origem e o significado. Então vamos lá:

O nome Said vem da cidade de El Saaid situada no alto Egito. A tradução da palavra também significa feliz. O ritmo (DUM TA DUM DUM TAKATA) é bem marcado, forte e é bastante usado em músicas árabes, podendo ser encontrado nas clássicas, folclóricas (como o Dabke) e até em músicas modernas.
O ritmo said também é usado para a dança com bastão ou bengala. A princípio a dança era masculina (Tahtib), onde os homens simulavam uma luta, e tinham que demonstrar destreza e força com o bastão (ou bastões). Do Tahtib surgiu a dança feminina (Raks Al Assaya), que pode ser com bengala ou bastão (embora eu tenha ouvido de algumas fontes que o bastão é para os homens e a bengala para as mulheres). Na dança feminina o objetivo é mostrar menos força e mais feminilidade, menos luta e mais graciosidade, o que a diferencia do Tahtib.*

Bom, pensando em tudo isso fui montando meu solo. Também assisti muitos vídeos. Fui apresentando para minhas professoras e amigas, e elas foram me ajudando a "montar o produto final". Estou bastante satisfeita com o resultado, agora só falta apresentar para o público. Espero que eles entendam o said.

Também tem a questão do figurino. Geralmente o Raks Al Assaya é dançado com vestido. Por isso eu bolei um vestido e pedi para uma costureira fazer. Pensei numa coisa simples e bem "camponesa". Comprei um tecido florido, e pedi para ela fazer de uma forma que a saia ficasse pesada no corpo, mas que rodasse nos giros e saltos. Embora não tenha ficado "exatamente" da forma que eu imaginei, acho que está bem apropriado para a dança. Também vou colocar uma renda nos cabelos e na cintura.

Vou colocar aqui os vídeos que eu mais gostei de dança com bengala.


Fifi Abdo

Nem precisa falar nada né? A Fifi Abdo É o said. Alegre, feminina, brincalhona. Aliás, minha professora Rhazi que recomendou o estudo da Fifi para mim, depois que eu apresentei meu solo pela primeira vez para ela. Ela disse que faltava leveza e feminilidade na minha dança, então lá fui eu atrás de vídeos da Fifi Abdo, e acabei encontrando este, aí entendi exatamente o que a Rhazi quis dizer (valeu Rhazi!!!). Não sei se eu consegui incorporar bem no meu solo, mas tentei!



Saida

Estilos beeeem diferentes, mas outra dança bonita. O estilo argentino é bem mais acelerado e forte do que eu costumo dançar, mas esta dança está bastante feminina também. Eu me inspirei no figurino dela pra fazer o meu e também gostei de alguns movimentos, que adaptei pra mim e coloquei no solo (os saltos por exemplo).

Agora é apresentar e curtir o meu said. Se a filmagem ficar legal depois eu tento colocar aqui.

* Fontes: livros "Ventre que Encanta" da Níjme e "Dança do Ventre - Ciência e Arte" da Patrícia Bencardini.
Site www.centraldancadoventre.com.br.

8 comentários:

123 disse...

Oi Naznin, passei por aqui para desejar muita luz, sucesso pra você sempre!
Beijão!!!
Seu blog tá muito bacana, adorei.

Elisa locatelli

LucianaArruda disse...

pesquisa é o primeiro passo! parabéns e continue estudando, quero ver o vídeo depois sim!!!
=]

Anônimo disse...

Oi, Nanzin!
Eu gostei mto do segundo vídeo, uma dança muito graciosa! E bastante simples, o que enbanja ainda mais graça. A música tbm, mto gostosinha de se ouvir :-)

Acredito que devemos apostar nas coisas simples e bonitas. E, acima de tudo, fazer de coração...

Beijo!

Luana Mello disse...

Eiiii boa sorte no seu solo! Tô vendo que empenho e boa vontade não vão faltar né? Beijoooooos

Anônimo disse...

Nosso primeiro lugar em festiva ano passado foi com um saidi.
É uma das coisas mais gostosas de se dançar em DV, com certeza.


qnd tiver um video de teu solo poste viu? ^^
bjoos

Anônimo disse...

OIEEEEEEEEEEE

GENTE O 2º VIDEO (SAIDA Bellydance SuperStars) REALMENTE É MUUUITO GRACIOSO !!!

E NÓS TEREMOS A OPORTUNIDADE DE PODER ASSISTI LA AO VIVO EM SETEMBRO !!!

ELA VAI ESTAR NO ENCONTRO INTERNACIONAL BELE FUSCO 2009.

VAMOS PRESTIGIAR !!!!!!

BJUSSSSSSSSS

ROGER

A Torre Mágica | Pedro Antônio de Oliveira disse...

Ahahahahahá! Muito obrigado!

Mas vocês, mulheres, realmente merecem o melhor! Sem vocês, não somos nada!

Um beijãooo.

Pedro Antônio - A TORRE MÁGICA - www.atorremagica.blogspot.com

**Gi** disse...

Está convidada a fazer uma visitinha ao meu novo espaço, voltado só pra dança, agora!!

Beijo!