segunda-feira, 18 de abril de 2011

Mercado Persa 2011


Mercado Persa é sempre um momento marcante na dança. Mesmo quem não curte e não frequenta (mais) o evento sabe do que se trata e acaba envolvido de alguma forma.
Eu não aguento e acho que nunca vou aguentar frequentar os 3 dias do evento... simplesmente não tenho condições físicas para tal. Um dia já é o bastante para mim. Eu estive no evento ontem (domingo), que pelo que me disseram, foi o dia mais cheio (provavelmente porque é no domingo que acontece os concursos profissional e de grupo clássico).
Pontos positivos
1 – o que eu mais gosto no Mercado Persa: ver pessoas de muito longe, pessoas queridas (como a Verinha e a diva Danna Gama, por exemplo), reunião de estilos, a bagunça, as risadas...
2 – Figurinos: acho que foi o ano que percebi o maior cuidado com os figurinos, principalmente os de concursos. A grande maioria impecável! Destaque para o trabalho da Simone Galassi e da Ju Marconato. Aliás, eu não assisti, mas ouvi falar que o desfile da Simone foi um desbunde!!! Não vejo a hora de ver os novos figurinos!
3 – Grupos clássicos: lindos se morrer, com poucas exceções. Pra variar, o grupo da Kahina arrasou!!! Até achei que levariam o bi-campeonato, mas elas não ganharam. O grupo da Ju Marconato também foi muito bem, e eu e a Rhazi ficamos discutindo sobre qual teria mais chances, o dela ou o da Kahina – dúvida cruel!! Mas em geral as professoras e coreógrafas fizeram um ótimo trabalho. Parabéns a todas!
Pontos negativos
1 – Embora tenham se apresentado grupos muito bonitos, em geral eu acho que o nível caiu um pouco em relação ao ano passado. E principalmente no critério imaginação: as mesmas músicas de sempre, Jesus!!! Tudo bem que no clássico não se pode inovar no repertório muito mesmo, mas poxa, na fusão e no moderno o povo podia pirar!!! E embora diferentes estilos tenham sido ‘fusionados’, as músicas em si não foram além do velho repertório que a galera já ouviu bastante. Aliás, um dos grupos de fusão teve a infeliz ideia de usar um funk “da dança do ventre” – cuja “letra” incluía coisas do tipo “essa dança sensual que deixa os homens loucos”, “mexe o popozão com a dança do ventre”... eu vi, com meus próprios olhos, e juro que estou tentando esquecer até agora... talvez eu seja conservadora demais, mas não gostei nem um pouco. E também tiveram uns 2 grupos que eu não entendi qual era a fusão que eles estavam propondo.
2 – Esse não é bem um ponto negativo, mas um ponto de dúvida... na categoria profissional, o tema da final era dança com bengala e bastão. Eu só consegui assistir às 4 últimas concorrentes porque eu estava no salão de cima assistindo aos grupos de fusão. As 4 meninas que vi foram muito bem, uma delas dançou com bastão duplo e arrasou! Fiquei sabendo que a campeã chama-se Linda Muller – não sei se foi uma das que eu vi, mas já estou investigando. A minha dúvida foi em relação à proposta. No regulamento dizia o seguinte
“Nesta categoria o objetivo não será enfatizar a tradicional dança do bastão de raiz mas sim um estilo de dança mais sofisticada que se desenvolveu nas ultimas décadas para execução de shows em casas de espetáculos.”
Mas parece que todas apresentaram dança de bastão tradicional. Teve uma menina que até dançou Luxor Baladna! (minha música do coração!!!) Fora esse detalhe, as meninas dançaram bem, os figurinos estavam de acordo, bem luxuosos, mas esse detalhe me deixou com a pulga atrás da orelha...
3 – Atraso: quando eu fui embora, já eram 20h30 e os grupos clássicos ainda estavam se apresentando. Eu acho que teve um atraso de 1h, 1h30min, que embora seja bastante comum em eventos em geral, não deveria acontecer no Mercado Persa, muito menos no domingo, já que tem muita gente que tem que pegar estrada e trabalhar cedo na segunda-feira. Fora que isso também acaba com os nervos de quem vai competir. Não sei que horas acabou, mas pelo jeito o negócio foi longe.
E é isso! Ano que vem tem mais, e vamos ver quais outras surpresas teremos pela frente...

******
Em tempo...

Achei o vídeo da bailarina que venceu o concurso profissional, Linda Muller, e acho que de fato eu não me enganei quanto ao regulamento. Ela fez em seu solo o que foi proposto: dança de bengala para show. Ponto para os jurados que reconheceram isso. As apresentações que eu assisti - conforme mencionei acima - foram bonitas, porém tradicionais.

Parabéns a Linda pela conquista!

E achei também o 1o lugar do folclórico, que foi para... Kahina!!! Foi no sábado, então não assisti ao vivo, mas vendo o vídeo fico me perguntando como ela treina essas meninas???? Tudo sai tão sincronizadinho... uma graça! Parabéns à Kahina e ao grupo!

2 comentários:

Lory Moreira disse...

Legal que vc postou o vídeo da vencedora. Tava mesmo querendo saber quem tinha sido. Vou assistir. Beijos, florzona!

Naznin disse...

Oi Lory!!

Eu gosto de ver os vídeos dos participantes também. Estou procurando o 1o lugar do clássico, mas não acho de jeito nenhum!!! Acho que é por causa de toda a polêmica que está dando... bom, MP sem polêmica não é MP!

bjs pra vc!