segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Vídeo da Naima Akef e os instrumentos musicais

Um vídeo clássico, de uma bailarina que é uma das lendas da dança do ventre e que tem muita coisa pra ser estudada. Uma bailarina egípcia que já mostrava além de toda a jocosidade e magnetismo famosos das egípcias, uma técnica bastante desenvolvida em uma época em que não tínhamos todo o estudo técnico de agora. Ela tem um quadril poderoso, bem soltinho e um belo cambré (bem no finalzinho do vídeo).

O vídeo mostra três danças da Naima Akef, e apesar da qualidade da imagem não ser lá essas coisas, dá pra aprender e estudar bastante com ela, mas também aproveitei pra identificar e estudar alguns instrumentos tradicionais egípcios, que são importantes para nossa dança até os dias de hoje. Esse vídeo traz um repertório riquíssimo de instrumentos tradicionais, alguns velhos conhecidos (snujs e derbake), outros que sabemos que existe, mas que são bem menos ensinados por aí. Eu já vi alguns textos teóricos sobre os instrumentos, seus nomes e descrição de seus tímbres, recomendações sobre como trabalhar o corpo ao som de cada um deles, mas tenho dificuldades para identificar alguns deles nas músicas, especialmente quando são do mesmo tipo (cordas, percussão, sopro etc). Por isso gostei muito desse vídeo por esse motivo também, na primeira parte os músicos vão surgindo um a um e dá pra identificar direitinho os timbres que vão sendo acrescentados à música. Legal também é comparar com algumas músicas clássicas de estudo, que tenham os mesmos instrumentos. O som fica gravado na cabeça.



Nesse vídeo os instrumentos que eu identifiquei foram (na ordem em que aparecem no vídeo, não na música necessariamente):

1 – acordeon

2 – snujs

3 – derbake

* o acordeon surge como instrumento de destaque e fica bem claro seu tímbre, e pra ajudar, o músico ainda se aproxima da bailarina

5 – Nay, instrumento de sopro

6 – um instrumento parecido com o piano, só que pequeno (ao fundo à direita, e que depois aparece com mais destaque na segunda e na terceira dança)

7 – instrumento de percussão, que talvez seja o derbake, mas a imagem está muito ruim

8 – pandeiro

Na última parte do vídeo, aparece um violino, o "pequeno piano", o kanun, um pandeiro e o nay, todos ao fundo e novamente há um pequeno destaque aos instrumentos. A Naima vai ao lado do "pequeno piano" e depois vai pra perto do derbake.

Nas músicas existem alguns outros instrumentos, aqui eu só mencionei os que podem ser vistos. Mas identificar todos eles, quem faz a linha melódica principal e como eles podem ser trabalhados na dança é outro estudo bastante interessante, pra exercitar bem o ouvido e ir "decompondo a música", "descobrindo seus instrumentos", um a um.

Vídeo fantástico! Pela bailarina, pelas músicas em geral e por seus detalhes, instrumento a instrumento. Pena que por ser antigo, a qualidade não seja muito boa. Mas ainda dá pra ver bonitas apresentações, protagonizadas não só pela Naima Akef mas também pelos vários músicos que compõem o show.


4 comentários:

Anônimo disse...

Oi, Nanzin!
Obrigada por apreciar meu blog!
De fato, foi um texto que recebi por e-mail e achei bacana colocar no blog, para sempre me lembrar dele.
E parece estranho, parece que qdo a gente resolve trabalhar pela mudança, a vida parece que nos testa... Daí a gente cai denovo, se sente fracassada e frustrada, ixi... E por aí vai, rs.
Sou formada em Terapia Ocupacional :-)

Beijos!

Anônimo disse...

mágico o som de todos esses intrumentos juntos.
Acho que a riqueza da música árabe está nessa variedade, nessa qualidade...
E adoro Naima ^^

Luana Mello disse...

Gatona, adorei seu post. A Naima não das minhas favoritas mas eu gosto desse vídeo.

Mas o que gostei mesmo foi da sua sensibilidade em observar os detalhes menos óbvios e enlatados!

Amar el Binnaz disse...

Oi Naznin!

Tem selinho pra vc no meu blog:

amarelbinnaz.blogspot.com!

Beijão